ARtigos

Ageu Barros, Mai/20

Na maioria das empresas, o Plano Estratégico 2020 foi construído durante o ano passado, quando ninguém enxergava qualquer cenário parecido com este  Cenário Covid que atropelou o mundo.

Como lidar com os gastos agora excessivos? A receita vai voltar? Qual o caminho para avaliar o impacto futuro? Como gerenciar o Teletrabalho? Como rever a Execução Estratégica? Qual a metodologia? Como ficam as metas? Até quando projetar?

Ageu Barros, Mar/20

Design Thinking é um processo de pensamento coletivo com objetivos de natureza criativa, normalmente voltada para o futuro: inovação (novo processo, sistema ou produto), plano estratégico e/ou execução estratégica.
Esse processo funciona em ondas, representadas na figura por rampas. A primeira rampa (para cima, divergente) tem a ver com abrir hipóteses, discutir e comparar caminhos. A segunda rampa (para baixo, convergente) representa o esforço para descartar hipóteses e escolher um caminho.

Success finance concept: arrows hitting the center of target, Blue Budgeting on wall background, 3D rendering

Ageu Barros, Fev/20

Quem disse que ZBB/OBZ tem como único objetivo CORTAR CUSTOS? Na realidade, esse método visa desconectar a memória do passado dos planos futuros. Ou seja, esquecer o retrovisor contábil. A ideia é olhar para a frente e construir um Plano Estratégico, que então vai ser traduzido em um Budget. Ou seja, o método ZBB/OBZ visa induzir os gestores a PENSAR O AMANHÃ e justificar os gastos da Cadeia de Valor que vai existir amanhã.

Copyright © 2019 | IPGE